sexta-feira, 3 de julho de 2009

Fazer um Backup

Posted by Filipe | sexta-feira, 3 de julho de 2009 | Category: |

ola
ola
É fácil perder informação importante devido a um corte de energia ou a uma falha no disco rígido. Logo, fazer uma cópia de segurança dos ficheiros (backup) deve ser uma parte importante da manutenção do computador.

Guardar o quê?
Pode optar entre o backup total do sistema ou de uma selecção de ficheiros (extractos do banco, fotografias, programas descarregados, ficheiros pessoais, lista de contactos e favoritos). Também pode gravar tudo o que tiver sido alterado desde o último backup

Com que frequência?
Se utiliza o PC diariamente e a informação que guarda é importante, proceda a um backup total por semana. Não sendo o caso, pode fazer cópias com menos regularidade. Mas, qualquer que seja a periodicidade, respeite-a sempre. Mesmo que, nas 52 semanas do ano, tenha apenas um esquecimento, o azar pode bater-lhe à porta.

Onde armazenar?
Os CD regraváveis e os DVD são baratos e úteis. Como é evidente, precisa de um gravador e de discos suficientes para guardar os dados. Mantenha três conjuntos de discos regraváveis e alterne-os, para dispor de mais do que uma cópia. Guarde um conjunto longe do PC, de modo a reforçar o nível de segurança. Outra solução é um disco rígido externo, com espaço para guardar uma cópia do sistema. Deixe-o também em local seguro.

Software
Uma maneira de fazer o backup é transferir ficheiros para um disco rígido externo. Trata-se de uma operação simples, que não requer grande esforço nem exige software suplementar. Para facilitar o processo, considere a compra de um programa de backup.

Windows backup
Em alternativa, pode usar o assistente Windows Backup. Não vem instalado de origem junto do Windows XP Home. Mas, se tiver o CD do XP, pode fazer a instalação sem problemas.
- Insira o CD e seleccione a pasta Valueadd depois msft e por fim Ntbackup. Clique duas vezes no ficheiro ntbackup.msi, para lançar o assistente de instalação.

Para lançar o assistente de backup, proceda da seguinte forma:
- Clique em Iniciar depois Todos os programas ,  Acessórios ,  Ferramentas de Sistema e por fim Backup. Escolha Fazer Backup dos Ficheiros e Configurações e clique em Seguinte. Em O que quer Seleccionar para Fazer um Backup, clique em Eu Selecciono... Pressione Seguinte e marque os ficheiros e pastas desejados.

Atribua um nome à cópia de segurança e defina onde pretende guardá-la.
- Clique em Opções Avançadas e, no menu com lista, escolha Parcial e Seguinte. Marque a hora a que deseja realizar o backup, clicando em Mais Tarde e Definir Calendário. No fim, clique em Seguinte, atribua uma senha ao seu ficheiro e faça Terminar.

Agora já não vale a pena arriscar a perder todo o conteúdo do seu computador, pegue nestas indicações e faça hoje mesmo um backup.
E já agora, deixe o seu comentário dizendo-nos se fazer backup é um hábito recorrente.

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply