sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Bing vs Google

Posted by Filipe | sexta-feira, 4 de setembro de 2009 | Category: |

A Microsoft lançou o Bing, sucessor do Live Search. Mais recentemente, a Microsoft e a Yahoo decidiram que o Bing também substituirá o Yahoo! search. Entretanto, a Google não perde tempo e já disponibiliza a Caffeine, nova versão em fase de teste. O interface é idêntico ao da versão anterior, mas os resultados de busca surgem mais rápido e numa ordem diferente, sobretudo para imagens e vídeos.


À espera da versão portuguesa completa


Comparado com o Live Search, o Bing é uma grande evolução e aposta nalgumas funcionalidades ausentes dos motores busca concorrentes. Contudo, a versão portuguesa ainda não é alternativa ao Google, pois não está finalizada, nem inclui a maioria das novas funcionalidades. Para experimentar a versão definitiva, seleccione a americana, no canto superior direito da página.


Novo interface e funcionalidades


O Bing pretende melhorar os resultados de busca, a sua organização e facilitar a escolha com um novo interface e funcionalidades. Pode pesquisar por categorias, como imagens, vídeos, compras, notícias, mapas e viagens. Os resultados são assim mais precisos.

Na categoria de vídeos, permite pesquisar em vários serviços on-line. Ao colocar o cursor sobre uma imagem da página de resultados, o Bing reproduz de imediato o excerto do vídeo. Pode verificar rapidamente se o conteúdo corresponde ao que procura.

O Quick Tabs agrupa os resultados das pesquisas por áreas, através de uma tecnologia sensível ao contexto que antecipa a informação pretendida pelo utilizador e permite um rápido refinamento da busca. Se, por exemplo, escrever Nokia N97, o Bing apresenta separadores de resultados para compras, desbloqueio, programas, características, manual, imagens e notícias.

O Quick Tabs aparece à esquerda na página de resultados com outras duas funcionalidades, a Related Searches e a Search History. A primeira fornece uma lista de pesquisas relacionadas. A segunda mostra e permite aceder directamente ao histórico de pesquisas de cada sessão.

O Bing também inclui uma ferramenta que revela parte do texto de sítios mencionados nos resultados, sem precisar de abrir, quando passa o cursor sobre os mesmos.

Na apresentação dos resultados, o Bing destaca a informação mais provável de ser procurada. Se, por exemplo, pesquisar por "DHL", apresenta apenas o sítio desta empresa transportadora de encomendas e uma ligação para outros resultados. Destaca o número de telefone da assistência ao cliente e uma ligação para o "serviço de localização de envios", que permite introduzir o número da encomenda antes de entrar no sítio.

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply