quinta-feira, 18 de março de 2010

Os 25 anos de domínios

Posted by Filipe | quinta-feira, 18 de março de 2010 | Category: |

Quando o leitor acedeu ao dicas-pc , provalvelmente nem reparou no domínio ".com", talvez por ser tão banal hoje em dia a utilização deste dominio.

Pois é, talvez não se lembre mas o dominio ".com" fez no passado dia 15 de Março, 25 anos de existência. Foi a 15 de Março de 1985 que a fabricante de computadores Symbolics de Massachusetts (EUA), se tornou na primeira empresa a ter um dominio online registado.

Passados dois anos e meio, já 100 empresas tinham feito o registo do dominio, sendo que a grande parte dessas empresas foram aquelas ligadas á área dos computadores, por exemplo, a Apple registou o seu dominio a 19 de fevereiro de 1987.


O grande "Boom" do ".com" aconteceu cerca de dez anos depois, em 1995, existindo na altura 18.000 registos, e engtre 1998 e 1999 o fenómeno já tinha criado mais de 20 milhões de dominios. Em dezembro do ano passado existiam 200 milhões de páginas de internet registadas pelo mundo, sendo que nos últimos 25 anos terão desaparecido 113 milhões de registos. A cada mês que passa, há 668.000 novos registos,são números impressionantes levando-nos a pensar o que será daqui a outros 25 anos?

É isso que pediria aos leitores do dicas-pc, que nos diga a sua opinião sobre o que será dos dominios na Internet daqui a 25 anos? Para melhor ajudar, deixo-lhe alguns dados:

CURIOSIDADES

- A rede de alcance mundial (www), sistema de documentos interligados e executados na Internet, foi criada por Tim Berners-Lee, em 1980

- Até aqui só tem sido possível registar dominios que contenham caracteres do alfabeto latino, por exemplo, .pt, .br, .net, .com

- Mas no campo dos dominios, houve novidades este ano. A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), a entidade reguladora, estabeleceu que, a partir de agora, podem existir dominios em todas as línguas

- Até janeiro, a ICANN já registou 3 novos dominios de topo até aqui inexistentes, como o ".travel" ou ".asia"

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply