sexta-feira, 29 de abril de 2011

Google TV - Saiba como funcionará a nova televisão do Google

Posted by Filipe | sexta-feira, 29 de abril de 2011 | Category: |



Com o slogan "TV meets web. Web meets TV", a Google lançou a Google TV e entrou no movimentado mercado de anúncio de televisão, que chega a girar em torno de 180 bilhões de dólares por ano. Segundo Eric Schmidt, presidente da Google, o serviço será gratuito e será lançado nos Estados Unidos ainda em 2010.

A Google TV traz uma série de inovações que pretende levar à televisão, diversas funcionalidades da internet. Dentre elas o próprio serviço de busca da Google. Com ele, seria possível procurar em sua TV conteúdos da programação que os canais de TV disponibilizam, além de vídeos na internet, como no site YouTube, e assistir tudo pela televisão. Também será possível acessar normalmente qualquer site na internet e dividir a tela da TV em janelas, onde poderá assistir à sua novela preferida e ao mesmo tempo ler em um site fofocas sobre o protagonista da trama, por exemplo. Além disso, na Google TV será possível rodar vários aplicativos do sistema Android, usado atualmente em smartphones. Será possível ainda utilizar o Google Translate para a legenda em tempo real de um programa em closed caption.


Novo Top Spin 4

Para utilizar a Google TV, será preciso comprar um aparelho de TV que conterá a tecnologia instalada e será fabricado pela Sony, ou então adquirir um set top Box da Logitech que poderá ser ligado a qualquer TV com entrada HDMI. No entanto, não há qualquer previsão de quando essa tecnologia chegará ao Brasil. Além do preço, outro entrave para que a Google TV se popularize no Brasil será a atual velocidade de conexão à internet no país. A maioria dos lares não possui conexão com velocidade alta o suficiente para o serviço.

Há quem diga que a TV digital está com os dias contados com o lançamento da Google TV. Isso porque ela não traz a facilidade em encontrar programas e vídeos como a Google TV terá. Os impactos dessa tecnologia ainda não estão claros, porém devem ser gigantescos, como tudo o que a Google desenvolve. TV e computador juntos, a praticidade da busca na internet com a qualidade da imagem de uma TV. As pessoas poderão assistir ao que quiser e na hora que quiser isso de certo modo já existe na internet, porém agora existirá também na televisão.

As emissoras de TV aberta e canais fechados provavelmente terão que se reinventar com essa tecnologia. A disseminação da pirataria pode ficar ainda mais violenta, com pessoas baixando séries e novelas como bem entender para assistir direto na TV. Talvez, justamente por isso haverá um maior controle sobre sites que disponibilizam esse conteúdo. São muitas possibilidades e só o tempo e muitos downloads nos dirão a resposta.

Currently have 1 comentários:

  1. Muito interessante essa tecnologia, TV e Internet juntos, muito show.


Leave a Reply