sábado, 6 de junho de 2009

Crie Fotos Panorâmicas com o HUGIN

Posted by Filipe | sábado, 6 de junho de 2009 | Category: |

ola
ola
Nas férias, já se terá deparado com um cenário lindo de ser fotografado, mas que, devido á sua dimensão, não o consegue captar com a sua maquina fotográfica. Sem uma maquina capaz, resta-lhe a hipótese de tirar várias fotos para depois, em casa, as colar e criar uma panorâmica. O problema surge quando o utilizador chega a casa e pretende colar as diferentes fotos, mas acaba sempre por criar desfasamentos na colagem dos cenários.
A alternativa? O HUGIN , uma aplicação que permite resolver este tipo de problemas de forma gratuito.

Então vamos lá a umas dicas de como funciona:


1º- Use o Assistente
- Execute o HUGIN e seleccione o separador Assistant. Clique em Load Images e indique o local onde as fotos que pretende trabalhar estão armazenadas. Seleccione cada uma delas pressionando a tecla Ctrl, para que possa escolher várias ao mesmo tempo e clique em Open.

2º- Alinhe as Imagens
- Clique em Align. Poderá ver o resultado do processo na janela de pré-visualização. Use o separador Images para reajustar as fotos e o separador Control Points para especificar alguns pontos manualmente, se for necessário.

3º- Crie a Panorâmica
- Clique em Create Panorama e especifique o nome do ficheiro e a sua localização. O programa vai, de seguida, gerar uma imagem TIF em alta qualidade, que depois poderá redimensionar ou editar em qualquer programa de imagem.

Espero que este artigo e este programa gratuito o tenha encorajado a agarrar na maquina fotográfica e aventurar-se pelas magníficas paisagens que existe nesse mundo fora.






tags: maquina , fotos , casa , gratuito

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply