terça-feira, 30 de junho de 2009

Programas Antivírus

Posted by filipe santos | terça-feira, 30 de junho de 2009 | Category: |

ola
ola
Um bom software pode impedir que diversos vírus e worms infectem o computador. Mas, para ter real eficácia, deve ser actualizado todas as semanas.
O programa examina o aparelho em busca de software malicioso, podendo proceder de duas maneiras.
-Análise em tempo real: está sempre activo, examinando cada ficheiro, programa e mensagem, e interceptando os suspeitos.
Análise a pedido: como o nome indica, examina, a pedido do utilizador, uma pasta, ficheiro ou drive ou mesmo todo o conteúdo do disco rígido.

Actualizar regularmente
-Ambas as formas comparam o que encontram com uma lista de definições de vírus.
-Tem todo o interesse em actualizar o antivírus, pelo menos, uma vez por semana.
-A maioria dos programas mais conhecidos faz as actualizações automaticamente quando é estabelecida uma ligação à Net.

Análise a pedido
A análise a pedido é mais completa, pelo que se torna importante usá-la regularmente e, de preferência, todas as semanas.
-No AntiVirus , por exemplo este que é gratuito, seleccione as pastas que deseja examinar ou O Meu Computador, no caso de querer verificar todas. De seguida, clique sobre a lupa.
Também pode programar uma análise semanal completa, usando o AntiVir.
-Clique em Scheduler. Seleccione Complete System Scan e carregue no ícone Edit Selected Job. Em seguida, defina a frequência com que deseja que a análise seja feita.

Computador infectado
Mesmo com actualizações regulares, há sempre um intervalo entre a última e o momento em que o vírus é lançado. Se o software malicioso entrar, as ferramentas de limpeza e reparação irão removê-lo e tentar remediar os danos.
Se não resultar, tente estas ferramentas gratuitas da Symantec e Panda.
No caso de o vírus o impedir de estabelecer uma ligação à Net, use o computador de um amigo, em busca de solução. Copie a ferramenta de remoção para um CD ou dispositivo de armazenamento de dados (por exemplo, uma pendisk). Se o computador não arrancar, reinicie-o com o CD de recuperação (fornecido de origem) ou recorrendo ao Modo de Segurança.

Se suspeita de que o computador foi infectado e o seu aparelho não está protegido, nem tudo está perdido.
Um bom programa analisa o aparelho durante a instalação e isola o vírus ou repara os danos. Alguns fabricantes disponibilizam ferramentas gratuitas na Net , como por exemplo a Symantec.

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply