quarta-feira, 1 de julho de 2009

Dicas para Pesquisar na Net

Posted by Filipe | quarta-feira, 1 de julho de 2009 | Category: |

ola
ola
Pesquisar na Net pode ser como encontrar uma agulha num palheiro. O segredo para ser bem sucedido é procurar as ferramentas certas com as palavras-chave certas.

Ferramentas Adequadas
Motores de busca generalistas, como o Google, permitem-lhe pesquisar biliões de páginas num instante, mas, para encontrar aquilo que procura, terá de usar palavras específicas.
Directórios de pesquisa, como o disponível no Yahoo , são compilados por especialistas.
Têm mais limitações do que os motores de busca, mas são úteis se estiver disposto a navegar.
Para a pesquisa na Web portuguesa, os motores de busca Sapo  e Tumba são os mais indicados. Pode ainda usar alguns internacionais, como o Google, o Yahoo e o Altavista que permitem igualmente reduzir a procura às páginas nacionais.

Palavras-Chave
As palavras-chave mais adequadas, ao invés de perguntas, têm a forma de respostas. Em lugar de escrever “Qual é a altitude do Monte Evereste?”, experimente “altitude Monte Evereste”. Se obtiver muitos resultados, seja mais específico ou use a Pesquisa Avançada.
Alguns motores de busca permitem usar as chamadas expressões boleanas, como: AND (E), OR (OU), NOT (NÃO). Assim, a expressão “teatro E Lisboa” pesquisa documentos com ambas as palavras.

Resolver Problemas
Não precisa de telefonar para uma linha de assistência cara ou pagar a um especialista, a fim de encontrar as respostas às suas questões. Os problemas com computadores são bastante comuns: o mais provável é que alguém tenha tido uma experiência idêntica e eventualmente colocado a solução em linha. Só tem de procurá-la.
Anote as mensagens de erro e pesquise-as. Seleccione o texto e pressione em simultâneo as teclas
Ctrl + C (para copiar). Abra um novo documento em Word
ou um motor de busca como o Google  e carregue ao mesmo tempo em Ctrl + V (para colar).
Os sítios dos fabricantes na Net são um bom ponto de partida, mas seja cauteloso. Por exemplo, se tiver instalado um novo software imediatamente antes de o problema aparecer, procure a página da empresa que criou o produto. Encontrará, com toda a certeza, uma lista de questões frequentes (FAQ) e os drivers mais recentes para descarregar.
Ainda pode procurar a solução em fóruns on-line ou newsgroups, sítios onde tem a oportunidade de ler e comentar as mensagens enviadas por outros cibernautas.

Conselho
Mesmo que tenha de pesquisar através de muitas palavras-chave e entrar em dezenas de páginas até encontrar o que procura, seja persistente. Não desista à primeira.

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply