quarta-feira, 1 de julho de 2009

Zone Alarm: Firewall Gratuíta

Posted by Filipe | quarta-feira, 1 de julho de 2009 | Category: |

ola
ola
Os piratas informáticos podem tentar aceder ao seu computador, para roubar senhas, informações do cartão de crédito ou controlar o aparelho e atacar um sítio na Net de forma remota. Para evitar situações deste tipo, precisa de uma firewall.

O que é uma firewall?

Trata-se de um software que se coloca entre o PC e a Net, controlando o tráfego de entrada e saída. Pode personalizá-lo com base nos programas aos quais permitirá o acesso à rede. O Zone Alarm  é um software de referência e está disponível em duas versões: Zone Alarm e Zone Alarm PRO. A primeira é gratuita, mas mais limitada.


Configurar o Zone Alarm
- Instale o programa e defina se este deve ou não alertá-lo sempre que bloquear tráfego da Net. Só é útil ver os itens sobre a actividade de piratas informáticos.
- Personalize a lista do que permitirá que entre e saia do computador.
- Para adicionar um programa à lista do Zone Alarm, clique em Program Control depois em  Add e selecione o ficheiro nomedoprograma.exe.
Quando terminar, pode fazer mais alterações clicando no ícone Zone Alarm, localizado na barra de tarefas.

Existem dois botões importantes no topo da janela. Clicando no vermelho, que tem a indicação STOP, em caso de emergência, bloqueará todo o acesso à Internet.
O da direita (ícone com um cadeado) impede os programas que estiverem a usar a Internet, com a excepção dos autorizados.

Interpretar Alertas
O Zone Alarm avisa-o do que entra e sai do computador. Por vezes, terá de decidir se o tráfego deve ser autorizado. Se não reconhecer o programa que está a tentar aceder à Internet:
- Clique no botão More Info, de modo a obter conselhos sobre como proceder.
Se esta opção não ajudar:
- Clique duas vezes no programa em alerta, para ver onde está localizado. Se, por exemplo, se encontrar na pasta do antivírus, a fonte é segura e pode permitir o acesso sem restrições.

Nota
Apesar de a firewall ser concebida para impedir que receba dados de fontes inseguras, não analisa os ficheiros que entram quanto à presença de vírus, por esse facto é sempre necessário a utilização de um Antivírus.
O Windows XP já traz firewall mas só vigia o tráfego que entra, não se revela tão completo como as firewall pessoais, por exemplo, o Zone Alarm verifica também o que sai.
Este aspecto torna-se importante, pois, se um Trojan ultrapassar as defesas do computador, o Zone Alarm impedirá que envie informações guardadas, algo que o Windows XP não faz. Mesmo assim, é sempre preferível a firewall do Windows XP a não ter nenhuma.

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply