quarta-feira, 5 de maio de 2010

Saiba criar um disco de recuperação de antivírus

Posted by filipe santos | quarta-feira, 5 de maio de 2010 | Category: |

O seu computador está infectado com malware e agora não arranca. Parece que a única solução é formatar e instalar tudo de novo, certo? Não necessariamente. Existe uma solução bem simples: iniciar o computador a partir de um disco de recuperação de antivírus.

Apesar de alguns antivírus gratuitos não incluírem, este tipo de ferramenta pode descarregá-la dos respectivos sites, o Avira e o AVG são dois exemplos. E é com o AVG que vou fazer um tutorial que permite criar não só um disco de recuperação de antivírus, como também uma pen USB. Pode descarregar os ficheiros necessários aqui .

- Depois de descarregar o ficheiro Rescue CD (for Cd creation), inicie o programa de gravação que normalmente usa. Vou usar o CDburnerXP como exemplo. Na janela que se abre, escolhemos a opcção Burn ISO image. Depois clique em OK.




- Na janela seguinte, escolha o local para onde descarregou o ficheiro ISO do site AVG e clique no botão Burn Disc. Espere que o programa acabe de gravar o CD.

- Se preferir a abordagem da pen USB, descarregue o ficheiro Download Rescue CD (for USB stick). Será preciso descompactar os ficheiros para uma pen USB limpa. Para o efeito, usei o programa WinRAR.

- Agora, é necessário configurar a pen para permitir o arranque do PC. Para tal, faça duplo clique no ficheiro makeboot presente no disco amovível para onde acabou de descompactar os ficheiros, e siga as instruções.

- Agora, é necessário arrancar o computador a partir da pen USB ou do CD. Se o seu computador não estiver configurado, precisa de alterar as respectivas opcções no BIOS. Há, ainda, máquinas que permitem pressionar uma tecla (como a F12) para definir a drive de arranque.

- Depois de iniciar o PC com o AVG, se lhe aparecer uma mensagem de erro sobre o modo de vídeo, escolha manualmente um (como 640 por 480 ou 800 por 600). Depois escolha a opcção configure and run on-demand scan.

Diga-nos se já conhecia esta forma de fazer um disco de recuperação de antvírus? E se gostou deste artigo, pode sempre assinar o nosso RSS Feed

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply