quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Limpar os ficheiros temporários

Posted by Filipe | quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 | Category: |

Os chamados ficheiros temporários, cuja extensão é  .tmp são uma verdadeira praga virtual. Podem ser comparados ás baratas que se produzem com enorme facilidade e em volumes incontroláveis. Este artigo vem no seguimento do que foi publicado anteriormente onde referi para que o leitor não queira recuperar disco rigido , basta estar atento a estas dicas que são muito importantes para a performance do seu computador, para tal poderá sempre assinar o nosso RSS Feed.

Limpar os Ficheiros Temporários

Mas continuando a falar dos ficheiros temporários devo dizer que na prática não precisamos de todos os ficheiros, grande parte deles fica alojada nas pastas c:\Windows\temp e c:\Documents and Settings. Por isso pode procurá-los nestas duas localizações e apagá-los manualmente. Caso pretenda usar uma ferramenta mais rápida e que lhe permita poupar tempo, opte pelo aplicativo gratuito Erase Temp , que pode instalar e executar com vista á remoção de todos os ficheiros temporários que ele detectar.




Livrar-se dos Thumbs


Outro ficheiro temporário conhecido e que aparece com muita frequência no disco rigido é o famoso Thumbs.db , um tipo de ficheiro que é criado pelo sistema sempre que uma imagem é vista no explorador do Windows no modo ver miniaturas.


Os ficheiros Tumbs.db têm como finalidade aumentar a velocidade de exibição da imagem na próxima vez em que a pasta que a contém for acedida. Estes temporários podem ser apagados sem nenhum problema, pois não fazem falta nenhuma, aliás, até em vez de apagá-los pode ainda deixar de criá-los. como?

Antes de mais, certifique-se que o seu Explorador do Windows está configurado de maneira a mostrar este tipo de ficheiro, uma vez que ele é um ficheiro de sistema. Para fazer isso, abra o Explorador do Windows (Iniciar>programas>acessórios>explorador do Windows) , entre no menu ferramentas, carregue em opcções de pastas e seleccione a aba Ver. Depois, desmarque a opcção ocultar ficheiros protegidos do sistema e, ainda no explorador do Windows, na aba Ver, seleccione a opcção não armazenar miniaturas na cache. Por último, carregue em aplicar e em Ok.

Tenho a certeza que com a eliminação destes ficheiros temporários o seu computador vai "respirar melhor" e ter uma vida mais saudável do que aquela que tinha até aqui. Será que o leitor alguma vez fez este tipo de operação ao seu computador? Deixe a sua resposta fazendo um comentário.

Até Já.




Currently have 1 comentários:

Leave a Reply